José Ferreira Martins Júnior



Nascido aos dezessete dias do mês de dezembro do ano de 1922, na cidade de Ribeirão Preto, José Ferreira Martins Júnior destacou-se por sua total dedicação à educação das pessoas cegas. Tendo o próprio se tornado cego aos 16 anos de idade, ficou conhecido por adotar uma filosofia humanista, que tinha em seu bojo o objetivo de mobilizar a sociedade Ribeirão-pretana a investir na formação das pessoas cegas, por meio de uma educação adequada; ofertada dentro de um espaço escolar que contribuísse para que muitos cegos tivessem seus direitos reconhecidos e respeitados, bem como pudessem prover o próprio sustento, com base em seus estudos, sem terem que viver da mendicância.

Ao longo de mais de cinquenta anos, dedicou-se fiel e firmemente a causa da educação das pessoas cegas, tendo consigo o sonho de construir um polo de referência à educação das mesmas tanto na cidade e região, como, em especial, um espaço pioneiro no Estado de São Paulo. Apesar do sonho do polo não ter se concretizado materialmente (espaço físico), o Prof. José Ferreira Martins Júnior não desistiu de seus propósitos e objetivos: lutou pela conquista, junto à comunidade cega, ao direito de voto; lutou para conseguir uma condução gratuita aos cegos que moravam afastados da escola; lutou pela formação adequada dos professores que trabalhavam com as pessoas cegas, entre outras tantas ações que tornaram mais digna a vida dos cegos ribeirão-pretanos.

Aos setenta e nove anos, depois de tanta luta, seu coração não resistiu... aos vinte e oitos dias do mês de julho do ano de 2001, José Ferreira Martins Júnior faleceu, deixando no coração de seus familiares, amigos e ex-alunos uma grande marca; fonte de inspiração, como se pode ler na estrofe do poema escrito por uma de suas ex-alunas:


“A você, que ama e assiste aos seus irmãos sem vista,
Dispensando-lhes, sempre, o seu melhor carinho,
E os educa, e os conduz, com perfeição de artista,
Transmudando em rosais as pedras dos caminhos”.

16/10/1941 - Casamento de José Ferreira e Antonieta.

18/12/1937 - Aniversário de 15 anos

Foto tirada em 03 de setembro de 1954

Não datada - José Ferreira Martins Júnior

Dezembro de 1981 - Foto tirada para o Jornal da Cidade

Não datada - Prof. José Ferreira Martins Júnior na Biblioteca da Escola para Cegos "Helen Keller".